quinta-feira, 9 de junho de 2011

Risoto com Pepperoni, Tomatinhos Confitados ao Perfume de Manjericão


Ingredientes:
·         350 gramas de arroz para risoto (de sua preferência)
·         1 ½ litro de água fervente (aproximadamente)
·         50 gramas de manteiga sem sal
·         50 gramas de cebola pérola picada
·         50 ml de vinho branco seco
·         100 gramas de salame (pepperoni) cortado em rodelas
·         200 gramas de queijo gruyère
·         Molho Mamma D’Oro Pepperoni Cepêra
·         Sal refinado a gosto
·         Pimenta do reino a gosto
·         180 gramas de tomate cereja
·         02 dentes de alho fresco micro picado
·         100 ml de Azeite Português de Oliva Extra Virgem Cepêra
·         Manjericão fresco a gosto
Modo de Preparo:
Em uma panela leve a água para ferver. Enquanto isso faça cortes superficiais na pele dos tomates em formato de cruz, um a um. Depois os coloque na água fervente por alguns segundos, até que a pele comece a se soltar. Escorra e retire a pele deles.
Em uma panela aqueça a metade do Azeite Português de Oliva Extra Virgem Cepêra, desligue o fogo e coloque os tomates sem pele para marinar neste azeite com o alho micro picado. Na outra metade do azeite aquecido, coloque o manjericão picado finamente para macerar, este deve estar higienizado e seco. Reserve.
Leve uma panela com água para aquecer, enquanto começa o preparo do risoto.
Pique a cebola pérola. Reserve. Fatie finamente em rodelas o salame (pepperoni), e rale o queijo gruyère no ralo grosso. Reserve.
Em uma caçarola leve para aquecer 20 gramas manteiga, coloque a cebola picada e deixe dar uma refogada, acrescente o pepperoni fatiado e deixe refogar por mais uns instantes, adicione o arroz para risoto e mexa até que todos os grãos estejam envolvidos pela gordura, deixe refogar por um instante. Em seguida coloque o vinho branco, e mexa até que o líquido seque 2/3 da quantidade inicial, siga mexendo. Apartir desse momento comece ir pondo aos poucos a água fervente com ajuda de uma concha, vá mexendo até que seque quase todo o líquido e coloque mais uma concha de água. Quando o arroz for ficando mais transparente, vá observando o ponto, ele deve ficar ao dente. Coloque a manteiga restante e mexa. Adicione o queijo ralado e mexa mais um pouco. . Desligue o fogo e leve para aquecer o Molho Mamma D’Oro Pepperoni Cepêra e despeje no risoto que deve estar ao dente. Mexa bem. Acerte o sal e adicione pimenta preta moída na hora. Acrescente os tomatinhos cereja que estavam marinando no azeite misturando delicadamente e finalize com um fio do azeite com manjericão a gosto.
Rendimento:
Tempo de Preparo:
Montagem: Disponha o risoto em pratos fundos e decore com folhas de manjericão fresco.
Dicas:
O ideal é fazer o risoto em uma panela com a base larga, uma caçarola por exemplo.
Mexa o risoto o tempo todo sem parar para que o arroz não grude e vá soltando seu amido que é essencial para o ponto do arroz de risoto.
Pode se usar parmesão ralado no lugar do queijo gruyère. Cuidado com o sal que o queijo contém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário