terça-feira, 21 de junho de 2011

Bacalhau Delícia Gratinado

Foto: robotscozinha.com


Ingredientes
Azeite português de oliva extra virgem Cepêra
3 dentes de alho picados
1 cebola grande picada
4 tomates italianos fatiados ou 1 lata de tomate pelado Pomodori Pelati Cepêra
3 pimentões médios para menores (um verde, um amarelo e um vermelho) partidos ao meio no sentido do comprimento fatiados
1kg de bacalhau dessalgado e demolhado em lascas (lave bem o peixe e deixe de molho em água fria trocando a água de 2 em 2 horas por umas 4 ou 5 vezes)
300g de creme de leite
200ml de leite de coco Cepêra
Sal e pimenta em conserva ou molho de pimenta Cepêra a gosto

Para o Purê
3 batatas médias cozidas em água e sal amassadas
1 colher de margarina culinária ou manteiga
1 dente de alho amassado
1 colher de sopa de cebola ralada
100g de creme de leite
Aproximadamente 1/2 xícara de leite
Sal

Demais Ingredientes
200g de mussarela ralada ou fatiada
5 ovos cozidos fatiados ou cortados em cruz
Azeite português de oliva extra virgem Cepêra, azeitonas verdes Cepêra, azeitonas pretas Cepêra, salsinha, cebolinha e orégano a gosto

Modo de Preparo
Bacalhau:
Cubra o fundo de uma panela com o azeite e leve ao fogo. Doure o alho e a cebola, junte os pimentões, mexa até que comece a murchar em seguida acrescente os tomates e deixe que esta mistura se apure por aproximados 5 minutos em fogo alto. Junte o bacalhau em lascas e o leite de coco, mexa bem, tampe a panela e cozinhe por uns 15 minutos, ou até que a água comece a secar, em fogo médio. Junte o creme de leite, tempere com a pimenta, acerte o sal, desligue o fogo e reserve.

Purê:
Numa panela, derreta a manteiga, doure o alho e a cebola, refogue a batata amassada acrescentando o creme de leite e o leite até dar o ponto de purê duro, mas homogeneizado (sem os gruminhos da batata amassada) acerte o sal e reserve.

Montagem:
Num refratário médio que possa ir ao forno, espalhe, com as costas de uma colher, o purê de batatas puxando para as bordas, como se fosse uma massinha para tortas, cubra fundo e laterais, despeje o bacalhau, cubra com mussarela, ovos cozidos, azeitonas, salsinha, cebolinha, orégano, regue com azeite e leve para gratinar em forno pré-aquecido a 200º por 20 minutos. Sirva com arroz branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário